Pilates para Reabilitação

Pilates para Reabilitação

Os exercícios do Pilates podem ser realizados no solo (também denominado de Pilates Mat) ou em equipamentos específicos montados em um estúdio. Estes exercícios podem ser divididos estágios da reabilitação, de acordo com a patologia do paciente: estágio 1 (alívio da dor), estágio 2 (ganho de mobilidade), estágio 3 (fortalecimento muscular), estágio 4 (treinamento proprioceptivo, sinestésico e funcional). O ambiente do estúdio de Pilates deve ser calmo e tranquilo.
Os equipamentos foram criados a fim de auxiliar a execução dos exercícios do solo, além de oferecer assistência aos movimentos nos padrões incorretos dos movimentos, como por exemplo, os abdominais protusos, a respiração diafragmática insuficiente, a falta de mobilidade nos segmentos corporais, o encurtamento de músculos ao redor das articulações, a dificuldade de dissociar os movimentos da escápula e a tensão excessiva dos músculos paravertebrais. Os equipamentos irão auxiliar o instrutor de Pilates a ensinar os movimentos aos pacientes, em diferentes posições e angulações, oferecendo em determinados momentos assistência ou resistência ao movimento, de acordo com a necessidade de cada pessoa .
As lições aprendidas durante a prática dos exercícios vão se estender para a vida cotidiana, de modo que as atividades diárias, como sentar-se, ficar em pé, caminhar, vão adquirir mais equilíbrio; bem como as atividades recreativas e funcionais.