Reeducação Postural - RPG

O RPG tem como objetivo flexibilizar os músculos da estática, reposicionar as estruturas ósseas desorganizadas e evitar bloqueios e compensações que geram tantos desconfortos e fortes dores. Obedece ao trabalho global, pois se sabe que a retração, ou seja, a contração permanente de um único músculo pode gerar a retração de um grande grupo muscular.
Esta técnica está indicada para crianças maiores de sete anos, adolescente, adultos e idosos. Nos casos agudos podem ser realizadas duas sessões por semana, já nos casos crônicos é realizada uma sessão por semana, tendo duração de aproximadamente uma hora cada sessão.

A reeducação postural global (RPG) foi desenvolvida pelo francês Philippe Souchard nos anos 70. A proposta da RPG é proporcionar um ajuste nas estruturas que se encontram posicionado de forma desorganizada, e um dos princípios é que esse reposicionamento seja executado globalmente, agindo assim, sobre todos os sistemas do organismo.
O corpo humano é composto por duas grandes cadeias musculares, a cadeia muscular anterior e a cadeia muscular posterior e é esse conjunto que ao longo da evolução possibilitou ao homem adotar a postura bípede, ou seja, a postura em pé. Os músculos da cadeia posterior são músculos fortes, denominados músculos tônicos, assim como os músculos suspensores dos membros superiores e os músculos responsáveis pela respiração.

O nosso dia-a-dia exige uma atividade quase que constante destes músculos e em conseqüência da carga de trabalho aplicada a eles, estes se enrijecem, por já terem alcançado um processo de encurtamento dando origem a bloqueios articulares, diminuição de força muscular, redução da amplitude de movimento, deslocamentos de estruturas ósseas, conseqüentemente surgimento de patologias.