A Proposta do Método
Pilates definiu “Contrologia” como a arte do controle e equilíbrio mente e corpo, em seu livro Your Health, ele destacou a importância do conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, a fim de obter um controle consciente de todos os movimentos. Os exercícios devem ser executados com repetições apropriadas para que, progressivamente, adquira-se um ritmo natural e uma coordenação associada com as atividades de seu subconsciente.
O conhecimento dos princípios da respiração, alongamento axial e controle de centro, mobilização articular da coluna, organização da cintura escapular, coluna cervical e torácica, alinhamento de membros e fluidez dos movimentos, devem ser obedecidos durante a pratica dos exercícios. À medida que se descobre, pelos exercícios, como usa-los corretamente, sua postura melhora, seus músculos adquirem maior tonicidade, suas articulações tornam-se mais flexíveis e a forma do seu corpo torna-se mais ereta, alongada e equilibrada.
De acordo Joseph Pilates, a base essencial de qualquer exercício é o núcleo central resistente ao qual chamou de centro de força (powerhouse), que compreende grupos específicos de músculos no centro do corpo, os quais formam a estrutura de suporte entre as áreas da cintura escapular e pélvica, que são: os músculos transverso, oblíquos e reto do abdome, glúteo máximo, psoas, músculos da parte inferior das costas, músculos do assoalho pélvico e músculos ao redor do quadril. Os exercícios do Método Pilates concentram-se em fortalecer este centro, visando estabilizar o tronco e proporcionar uma melhor postura, além de prevenir e tratar as dores e outros males.
PILATES PARA REABILITAÇÃO, APLICADO ÀS LESÕES OSTEOMUSCULARES
Os exercícios do Pilates podem ser realizados no solo (também denominado de Pilates Mat) ou em equipamentos específicos montados em um estúdio.
PILATES PARA TERCEIRA IDADE
A Clínica Sempre dispõe de espaços destinados à promoção da saúde para a terceira idade, contando com profissionais qualificados onde desenvolvem um programa elaborado sob medida e oferecem orientação adequada para cada necessidade.
ESCOLA DA POSTURA
A articulação tempomandibular é uma estrutura do complexo crânio-mandibular que está sujeita a comprometimentos de origem neurológica, ortopédica e músculo-esquelético.